Uma decoração barata se torna acessível para ter um ambiente acolhedor e personalizado de acordo com suas preferências. Mas isso não significa que o visual precisa ficar com “cara de barato”, nós trouxemos dicas que são mais acessíveis, para que você decore sua sala de estar e TV e possa ter um ambiente belo e cheio de personalidade.
Dicas de decoração barata para sala de estar e TV
Nós trouxemos dicas de decoração barata para deixar sua casa charmosa, acolhedora e permitir que você possa aproveitar cada cantinho, confira:
1. Comece medindo e posicionando a TV
Atualmente as salas costumam ser pequenas, por isso, é importante definir onde será colocada a sua televisão e acompanhar o espaço, medindo e conferindo o que será colocado em cada ambiente.
Dessa forma, é possível visualizar como fica o espaço, para que você perceba quais são as dimensões de móveis que serão colocados no ambiente.
Afinal, se os móveis são muito grandes, a televisão é enorme e o ambiente fica cheio de objetos, a tendência é que o visual seja desagradável, por ser um ambiente entulhado.
Evite esse efeito escolhendo móveis que não ocupam tanto espaço. Use os objetos para criar texturas em seu espaço e não apenas para preencher.
2. Mantenha espaçamento entre os móveis
É muito importante usar espaçamento entre os móveis, para que a circulação na sala seja confortável. Lembre-se que o principal objetivo da decoração é transmitir aconchego e beleza, se tudo fica muito próximo e entulhado, a sensação será de uma sala desconfortável.
3. Opte por um sofá pequeno e uma poltrona confortável
Tem pouco espaço? Então opte por um sofá pequeno, que é mais “sequinho” e uma poltrona com visual confortável.
Dessa forma, você otimiza o espaço, aumenta o número de pessoas que podem se sentar e aproveitar o ambiente ao máximo.
4. Quadros na parede
A parede atrás do sofá costuma ficar vazia na maior parte das casas. Uma forma de deixar esse ambiente melhor aproveitado é colocando quadros.
Colocar prateleiras não é interessante nessa parede por causa do risco de algo cair com um vento inesperado, por exemplo.
Outra opção para quem não gosta de quadros é usar papel de parede só nesse ponto da sala. Dessa forma, aquela parede não ficará sem graça.
5. Use as almofadas para criar texturas
Uma decoração com cara de aconchego se conquista com a criação de texturas para seu ambiente. Por isso mesmo, invista em usar almofadas que dão essa sensação.
É importante que as almofadas tenham um visual compatível com o estilo desejado para sua casa. Se você faz uso de uma decoração de estilo mais industrial, uma almofada de crochê não é compatível com a decoração, por exemplo.
Portanto, tenha cuidado na escolha dos acabamentos de suas almofadas e use tonalidades compatíveis com o restante da decoração. Dessa forma, você terá um visual elegante, agradável e que combina com sua casa.
6. Aposte em cores mais neutras
Principalmente para locais pequenos, as cores mais neutras serão úteis para que você possa ter um ambiente mais acolhedor.
Uma dica útil para seu ambiente é preferir usar cores vibrantes em acessórios pontuais, como almofadas, porta-retrato e uma série de outros itens que são menores e fáceis de substituir caso você enjoe daquela cor na decoração.
Aproveite as dicas para decorar sua sala com peças que deixam o ambiente cheio de personalidade, são duráveis e cabem em seu orçamento.
Quando você foca na qualidade das peças, é natural que decorar se torne muito mais barato, justamente por não exigir a constante troca de peças. Afinal, a qualidade garante durabilidade para seus objetos decorativos.